O Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA mantém diferentes tipos de intercâmbio institucionais, com Universidades, no país e no exterior. A cooperação nacional e internacional na UFPA é regulada por normas estabelecidas pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais da (PROINTER) e mobilizada pelos grupos de pesquisa que constituem as Linhas do Programa.
A internacionalização é um processo em franca expansão no PPGED e conta com o apoio da Reitoria da UFPA e, no caso específico do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC), da OEA. A internacionalização ocorre por meio do intercâmbio entre Programas, entre Grupos de Pesquisa e por seleção de alunos estrangeiros no Programa.
Vejamos os Projetos e Programas Internacionais do PPGED:
1. Climate U: Transformando Universidades para um Clima em Mudança
Reino Unido, Ilhas Fiji, Moçambique, Guiné-Bissau ( 2021-2023)
Coordenador: Prof. Salomão Hage
2. Formação de Professores na Tríplice Fronteira Brasil-Peru-Colômbia ( 2022- 2025)
(UFPA, UFAM, UNAL e Universidade de Lima)
Coordenador Prof. Waldir Abreu
3. Cultura e educação na fronteira da América Latina: o caso do povo indígena Palikur na Amazônia franco-brasileira
Coordenadora Profa. Sônia Araújo
4. PENSAMENTO EDUCACIONAL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CULTURAS ESCOLARES NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E TENDÊNCIAS ATUAIS
O projeto internacional do Programa intitulado “Pensamento Educacional, práticas pedagógicas e culturas escolares na America Latina: história e tendências atuais”, sob a coordenação da Profª Sônia Araújo, viabilizou, com a missão de pesquisa em Cuba, Acordos de Cooperação entre a UFPA e duas importantes universidades cubanas: a Universidade de Matanzas e a Universidade de Havana.
Os Acordos de Cooperação, assinado pelo reitor da UFPA, Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva e as reitoras de Cuba, Profª Dra. Leyda Finalé de la Cruz, pela Universidade de Matanzas, e a Profª Dra. Miriam Nicado Garcia, pela Universidade de Havana, incluem: 1) Elaboração de Acordo de tese de Doutoramento em regime de Cotutela internacional; 2) Intercâmbio de informações e publicações; 3) Intercâmbio de docentes e pesquisadores para cursos, seminários, colóquios ou simpósios; 4) Intercâmbio e fomento a atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão, de estudantes de graduação e pós-graduação; 5) Desenvolvimento de estudos conjuntos de pesquisas, com acesso pleno a equipamentos e material específico; 6) Visitas de curta duração.
(Universidades parceiras: Argentina, México, Chile e Colômbia)
Coordenadora Profa. Sônia Araújo


5. JUVENTUDES, CULTURAS MARGINALIZADAS E AGÊNCIA: diálogos Brasil-Moçambique e Educação Antirracista
Coordenadora Profa. Lúcia Isabel
Nosso Programa de Pós-graduação em Educação, nota 5 na CAPES, tem realizado Intercâmbio Acadêmico de Mestrado e Doutorado Sanduíche para universidades de Moçambique: Universidade Pedagógica de Maputo, Universidade Licungo e Universidade Púnguè, em parceria com o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento (CAPES) - Projeto de Cooperação Internacional Juventudes, Culturas Marginalizadas e Agência: Diálogos Brasil-Moçambique e Educação Antirracista.
Nossa docente, Profa. Dra. Lúcia Isabel, está em Moçambique realizando missão de trabalho. Com o apoio das universidades parceiras e dos docentes que compõem o projeto, ela participou de diálogos com acadêmicos e docentes da Unilicungo e UniPúnguè, rodas de conversas com mulheres da Organização de mulheres moçambicanas e comunidade LGBTQIA+ da LAMBDA, fez palestra no Instituto Guimarães Rosa e amanhã estará em atividade na Universidade Pedagógica de Maputo. As atividades são voltadas para as temáticas das juventudes, culturas e lutas por direitos no Brasil e Moçambique.
Desde 2024, o Programa já enviou 12 estudantes para Moçambique e até novembro, mais 6 chegarão ao destino, com grupos que se dividem em 3 importantes cidades do país: Maputo (capital), Beira e Chimoio. Nossos estudantes estão vivenciando, em terras ancestrais, experiências singulares que contribuirão para as suas trajetórias acadêmicas, profissionais e pessoais e também para o desenvolvimento do nosso programa e contribuições ao debate da educação para as relações raciais a partir das pesquisas.

6. Expérience de personnes étudiantes de l’international à l’enseignement supérieur : étude comparative Québec-Brésil
Coordenação: Profa. Dra Emilie Doutreloux - Universidade de Laval e Prof. Gilmar Pereria ( PPGED- UFPA)
Six universités – trois brésiliennes (l’Université fédérale de Santa Catarina, l’Université de Brasilia et l’Université fédérale du Pará) et trois québécoises (l’Université Laval, l’Université de Sherbrooke et l’Université du Québec à Montréal).
Soutenu à hauteur de 25 000 dollars par l’AUF-Amériques dans le cadre de InnovSoc&Tech
