Comissão de Bolsas

A comissão de bolsas, constituída por professores e estudantes do Programa, tem por objetivo democratizar e dar transparência ao processo de escolha dos estudantes a serem contemplados por bolsas concedidas por instituições de fomento (CAPES, CNPq e FAPESPA). As decisões da comissão são arregimentadas pela Resolução de Nº 003/2011 do PPGED e pelos critérios estabelecidos pelas próprias agências de financiamento.

A concessão de bolsas se dá em sistema de rodízio, ou seja, quando um estudante conclui o curso, a bolsa que ele detinha é repassada, em seguida, para outro estudante de mesmo nível que se encontra na lista de cadastro dos alunos a serem contemplados. A lista segue rigorosamente os critérios estabelecidos na Resolução de Nº 003/2011 e os das agências de fomento. As bolsas de mestrado de duração de 24 meses e a de doutorado 48 meses.

Os alunos de doutorado também podem ser contemplados com bolsa sanduíche, que representa um tipo de financiamento que estimula o intercâmbio acadêmico com instituições de outros países. Por meio desta bolsa o aluno do PPGED pode fazer estágio no exterior por até 12 meses. As bolsas sanduíche concedidas pela CAPES são disponibilizadas pela PROPESP/UFPA. Tal concessão depende unicamente da disponibilidade e interesse do estudante e de seu orientador em solicitá-la.

Número de Bolsas

O Programa atualmente dispõe de um total de 23 bolsas de mestrado e 12 de doutorado: 04 de mestrado (CNPQ) e 01 de doutorado (CNPQ); 19 de Mestrado (CAPES) e 11 de doutorado (CAPES). Para o pós-doutoramento, conta-se com uma bolsa adquirida pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES).

Composição da Comissão

Compõem a comissão de bolsas os seguintes membros do Colegiado:

  • Prof.ª Vera Lúcia Jacob Chaves
  • Prof.ª Lúcia Isabel da Conceição Silva
  • Prof.ª Laura Alves (suplente de professor)
  • Victor Fernando Ramos de Oliveira (estudante)