Linha Políticas Públicas Educacionais.
Contempla estudos sobre as ações do Estado e da sociedade voltadas para a educação, especialmente os pressupostos que fundamentam as políticas públicas educacionais em suas fontes autorais, diretrizes, estratégias organizacionais, financiamento e políticas de gestão educacional destinadas aos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional; as políticas das reformas educativas enquanto formas de organização e regulação social e investigações sobre práticas da sociedade civil e dos movimentos sociais relacionados à educação.
Coordenadora: Profª Drª Fabíola Bouth Grello Kato
Vice-Coordenadora: Profª Drª Vera Lúcia Jacob Chaves
Docentes:
- Dalva Valente Guimarães Gutierres – Permanente
- Gilmar Pereira da Silva – Permanente
- Rosana Maria Gemaque Rolim – Permanente
- Terezinha Fátima A. Monteiro dos Santos – Permanente
- Vera Lucia Jacob Chaves – Permanente
- Fabíola Bouth Grello Kato - Permanente
- Maria Edilene dos Santos Ribeiro - Permanente
- André Rodrigues Guimarães - Permanente
- Alda Maria Duarte Castro
Linha Educação, Cultura e Sociedade.
Compreende estudos e investigações que problematizam a Educação em meio à formação do sujeito, à cultura e às condições históricas das sociedades. Trata a educação na sua historicidade e a escola, em particular, com seus currículos e práticas pedagógicas, com base nas representações e ações coletivas dos sujeitos. Destaca, em específico, os processos históricos de escolarização e atendimento à criança, jovens e adultos da Amazônia, assim como projetos e programas oficiais de educação analisados a partir dos sujeitos neles envolvidos. Pesquisas vinculadas a esta linha têm privilegiado estudos sobre: representações sociais e juventude na Amazônia; educação, cultura e corporeidade; cultura escolar; práticas educativas de esporte e lazer; pensamento freireano; desigualdade de oportunidades e resultados educacionais; teorias e epistemologias da educação; filosofia e ensino de filosofia; movimentos sociais e educação; estudos culturais e educação; gênero e relações étnico-raciais; educação e direitos humanos.
Coordenadora: Prof. Dr. Ivany Pinto
Vice-Coordenação: Prof. Dr. Carlo Jorge Paixão
Docentes:
- Carlos Jorge Paixão – Permanente
- César Augusto Castro – Permanente
- Ivany Pinto do Nascimento – Permanente
- Laura Maria Silva Araújo Alves – Permanente
- Lúcia Isabel da Conceição Silva – Permanente
- Sônia Maria da Silva Araújo – Permanente
- Damião Bezerra Oliveira – Permanente
- Samuel Velázquez - Colaborador
- Welington Pinheiro - Permanente
Linha Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais
Desenvolve estudos e investigações que problematizam os processos de formação docente face às recorrentes demandas de mudanças visando a qualificação da ação educativa em instituições escolares. Para isso, analisa os processos formativos no âmbito da formação inicial e continuada que ocorrem com vistas à atuação nesses espaços educativos, em diferentes níveis de escolarização. As investigações desenvolvidas consideram os contextos socioculturais em que esses processos ocorrem e fazem parte do conjunto de ideias compartilhadas em um determinado momento histórico.
Coordenadora: Profª Drª Maria da Conceição dos Santos Costa
Vice-coordenadora:
Docentes:
- Arlete Maria Monte de Camargo – Permanente
- Arthane Menezes Figueiredo – Colaboradora
- Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira – Permanente
- Carlos Nazareno Ferreira Borges – Permanente
- Olgaíses Cabral Maués – Permanente
- Salomão Antonio Mufarrej Hage – Permanente
- Sônia Regina dos Santos Teixeira – Permanente
- Maély Ferreira Holanda Ramos – Permanente
- Maria da Conceição dos Santos Costa – Permanente
- Waldir Ferreira de Abreu - Permanente
História da Educação
Abrange investigações históricas sobre fenômenos educativos escolares e não escolares em diferentes espaços e tempos, utilizando diferentes fontes com vistas à problematização e análise de sujeitos, instituições, cultura material escolar, ideias pedagógicas, impressos pedagógicos, políticas educacionais, saberes e práticas educativas, articulando ligações históricas e culturais em contextos regional, nacional e transnacional.
Sônia Maria da Silva Araújo: História da educação na América Latina; História dos/das intelectuais e circulação de ideias em educação; História da educação dos povos originários e tradicionais da Amazônia; História da imprensa pedagógica; História de vida de mulheres educadoras.
Laura Maria Silva Araújo Alves: História da infância desvalida na Amazônia da Colônia à República;História dos educandários, internatos e orfanatos no Pará dos Sécs. XIX e XX; História da cultura material da infância na Amazônia; Políticas de assistência e proteção à infãncia desvalida no Pará; Infãncia, violência e criminalidade no Pará dos Sécs. XIX e XX; Saberes e práticas culturais da infância na Amazônia; História da orfandade e abandono da criança e a política de Tutela.
Cesar Augusto Castro: História das Instituições Escolares; Cultura Material Escolar (preferencialmente mobiliários arquitetura e materiais da leitura e escrita); História da Infância com ênfase no Período Imperial à Primeira República
Samuel Luis Velazques Castellanos: História das instituições escolares e dos sujeitos da educação; Imprensa da educação e ensino; História dos livros escolares; História da alfabetização; História da instrução Primária; História das disciplinas escolares. Enfâse em estudos no período Imperial à Primeira República.
Welington da Costa Pinheiro: História das instituições educativas no Pará nos Sécs. XIX e XX; História da educação e das práticas educativas escolares e não escolares; História da educação física e das práticas corporais no Pará; História da infância na Amazônia.