V Seminário de Pesquisa sobre Política de Financiamento da Educação Superior
No contexto de crise do capitalismo e de reformas impostas pelos organismos multilaterais, em especial para a educação superior, a investigação sobre as políticas de financiamento para esse nível de ensino assume relevância. Reflexões sobre o atual quadro de ajuste fiscal na economia do país; o orçamento que prioriza o pagamento dos serviços da dívida pública; a necessidade da execução do Plano Nacional de Educação que definiu a aplicação de 10% do PIB para ser investido na educação brasileira até 2024; são necessárias para a pesquisa em curso sobre financiamento da educação superior no país.
Com a finalidade de aprofundar essas discussões é que o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (GEPES) está promovendo o V Seminário de Pesquisa sobre Política de Financiamento da Educação Superior no qual pretende reunir pesquisadores da UFPA, da UFMG, da UFG e da UNIOEST/PR, com quem tem realizado pesquisas conjuntas no âmbito da Rede Universitas/Br e do Projeto Integrado de pesquisa, financiado pelo OBEDUC/CAPES.
O evento acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro de 2016 nas dependências do Instituto de Ciências da Educação (ICED). No primeiro dia serão ministradas duas oficinas abertas ao público, uma sobre Orçamento da União com o Prof. Dr. Emerson Duarte Monte da Universidade do Estado do Pará e Prof. Me. João Ribeiro dos S. Filho, doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará (às 9h) e outra sobre a Dívida Pública com Prof. Dr. Luiz Fernando Reis da Universidade Estadual Oeste do Paraná (às 15h), ambas no Auditório do Bloco B - ICED.
Nos dias seguintes a programação será interna ao grupo de pesquisadores e estudantes envolvidos nas pesquisas “Política de Financiamento da Educação Superior”, “Financiamento das Universidades Estaduais” e “Financeirização da Educação Superior privada no Brasil” com a intenção de aprofundar as discussões teórico-metodológicas que possam subsidiar as análises em andamento bem como definir novos projetos em parceria a serem desenvolvidos nos próximos anos.
Fonte:GEPES/PPGED