O evento resulta do desmembramento do Fórum Norte e Nordeste de Pós-Graduação em Educação, ocorrido em 2014, resultante de debates estabelecidos desde 2013.
Em 11 de junho de 2014, no Centro de Ciências Sociais e Educação – CCSE, da Universidade Estadual do Pará – UEPA, os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da região Norte, reunidos para tratar da organização e dos desafios da Pós-graduação, após análise sobre a reestruturação da ANPEd, a expansão dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, em particular os das regiões Norte e Nordeste, e os desafios a serem enfrentados no contexto amazônico, resolveram, por meio de uma carta de intenção, iniciar o processo de criação do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Norte.
Os (As) coordenadores (as) Ivanilde Apoluceno de Oliveira e Tânia Regina Lobato dos Santos (UEPA), Olgaíses Cabral Maués e Sônia Araújo (UFPA), Tânia Brasileiro e Maria Lilia Colares (UFOPA), Raimundo Nonato Falabelo (UFPA/Cametá), Jocyléia Santana dos Santos (UFT) e Antônio Carlos Maciel (UNIR) avaliaram que o crescimento nos últimos anos dos Programas em Educação no Norte, com a criação do Programa da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), do Programa do Campus de Cametá da Universidade Federal do Pará (Cametá/UFPA), do Programa de Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), do Programa da Universidade Federal do Acre, do Programa da Universidade Federal do Tocantins e do Programa da Universidade do Estado de Roraima, viabilizava, juntamente com a Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Amazonas e a Universidade do Estado do Pará, a criação de um Fórum autônomo, que possibilitasse o fortalecimento e a consolidação da identidade regional desses Programas através da integração, do intercâmbio e de redes de pesquisa a partir de uma agenda comum sobre a Educação na Amazônia.
Consideraram, também, os coordenadores, que o crescimento dos Programas da Região Norte requeria uma maior autonomia para se reestruturar, de acordo com a nova distribuição geográfica desses Programas, e que, embora houvesse laços históricos e culturais profundos entre o Norte e o Nordeste, o novo contexto indicava que o melhor caminho para as duas regiões seria o do desdobramento. Também entenderam que os vínculos históricos construídos entre os Programas das duas regiões deveriam continuar sendo cultivados por meio de parcerias nas mais diversas áreas de interesse comum.
Assim, em 2014, no XXII Encontro de Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste – EPENN, o desmembramento foi oficializado e o Fórum Norte de Pós-Graduação em Educação – o Forpred Norte, criado. A Prof.ª Olgaíses Cabral Maués (PPGED/UFPA) foi escolhida para assumir a coordenação e a Prof.ª Arminda Mourão(PPGED/UFAM) a vice-coordenação. O PPGED da UFPA apresentou, na ocasião, sua intenção em sediar o evento do Fórum, o que foi aceito por todos. Em 2015, na 37ª. Reunião Nacional da ANPEd, ocorrida na Universidade Federal de Santa Catarina, com a saída da Professora Olgaíses Cabral Maués da coordenação do PPGED da UFPA, a Professora Arminda Mourão assumiu a Coordenação do Fórum e a Professora Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGE/UEPA), foi escolhida para ser a vice-coordenação. A partir de então, a I Reunião Científica Regional Norte da ANPEd começou a ser organizada.